Missão, Visão e Valores:
A Capelania Institucional visa a assistência espiritual na PMPR em suas ações específicas a fim de oferecer um suporte espiritual ao militar estadual e seus familiares que passam por situações de conflito interno a partir da convivência com a violência, a exaustão, o estresse e a insegurança
Os Capelães atuantes na PMPR, respeitadas a sua formação teológica e de credo religioso exercerão o Serviço de Assistência Religiosa e espiritual aos Policiais militares, aos civis das organizações militares e às suas famílias, bem como atender a encargos relacionados com as atividades de educação moral, ética e social dos integrantes das unidades militares. Visando o bem estar Biopsicossócioespiritual dos militares da ativa e reserva e seus dependentes.
A Capelania Institucional na Polícia Militar do Paraná possui a disponibilidade para atender todo o Estado do Paraná, em missões de cunho assistencial e acolhimento espiritual.
Sendo atualmente operacionalizado junto a DP7/SAS (Seção de Ação Social), e somente por militares deste setor e agentes religiosos voluntários sendo estes subordinados a capacitação, orientação, supervisão da gestão da capelania. Exercendo de maneira interdisciplinar Capelania, Serviço Social e Psicologia
Os capelães realizam liturgias, celebrações, cultos e ritos; dirigem e administram comunidades; formam pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições; orientam pessoas; realizam ação social junto à comunidade; pesquisam a doutrina religiosa; transmitem ensinamentos religiosos; praticam vida contemplativa e meditativa; preservam a tradição. Devem ter no minimo 5 anos comprovado de exercício do oficio como ministro religioso na sua comunidade religiosa externa.
As ações de capelania, que tem sua com origem e base cristã em 1789, na França, e regulamentadas pela primeira vez nas forças armadas brasileiras e suas forças auxiliares no ano de 1850, não possui fins proselitistas, de fomentação ou sectarismo, mas simplesmente levar a fé; esperança e amor, sempre respeitando e promovendo os princípios dos direitos humanos a todos.
Referencias
Atividades
Cap. QOPM Rafael Penkal
Seção de Assistência Social da PMPR
Rev. Rogerio Luis Victório
Pr. Jonathan Lebedieff dos Santos
Capelania Institucional da PMPR