(41) 99990-8927 - QCG (41) 3304-4888 - capelania@pm.pr.gov.br

PROJETO CEU
Comunhão Espiritual da Unidade

Em comemoração aos 164 anos da Polícia Militar do Estado do Paraná a capelania da polícia militar vem presentear a corporação e seus membros com a nossa melhor contribuição: a bênção e a proteção espiritual da tropa, oportunizando a parceria neste ato para as instituições religiosas do estado do Paraná.

Sendo este projeto mais uma opção de aperfeiçoamento e suporte espiritual aos militares estaduais e seus familiares.

Segundo as estatísticas e cultura podemos entender a aceitação de forma positiva na tropa por conta das literaturas levantadas e analogias efetuadas, visando o militar e seus familiares em um todo, como seu bem-estar biopsicosocioespiritual. Neste foco ocorrera um suporte através de uma rede oração, que acontecerá em cada comunidade religiosa através de uma adoção.

Os lideres das comunidades religiosas deverão estar devidamente inscritos e cientes de quais são seus adotados, quais as intenções para a oração, para que o militar e/ou batalhão tenha conforto e esperança sabendo que existe uma comunidade religiosa orando por ele e por sua família de forma personalizada. Tornando-se assim a comunidade religiosa parte de uma rede de oração, sendo esta uma ação recíproca de fé, esperança, amor, e bem-estar.

A adoção pessoal independe de critérios religiosos, apenas da fé, esperança e amor. A divisão das comunidades religiosas será de acordo com a responsabilidade territorial das unidades da PMPR. Todo esse processo acontecerá através da orientação e supervisão da capelania institucional da PMPR a qual disponibilizará um link para inscrição e orientações para os participantes.

A equipe de capelania tem vivenciado diariamente muitos resultados positivos com a pratica da oração.

Observamos nos textos bíblicos a atividade de oração, em diversas passagens encontramos homens e mulheres vivendo experiências extraordinárias através da oração. E também a ideia de uma nova vida, alcançando novos resultados através da fé. Entre tantas referencias podemos citar:

 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7:14.

 “E vi um novo céu, e uma nova terra”. Apocalipse 21:1

As ações de capelania, que tem sua com origem e base cristã em 1789, na França, e regulamentadas pela primeira vez nas forças armadas brasileiras e suas forças auxiliares no ano de 1850, não possui fins proselitistas, de fomentação ou sectarismo, mas simplesmente levar a fé; esperança e amor, sempre respeitando e promovendo os princípios dos direitos humanos a todos.

Cap. QOPM Rafael Penkal

 Seção de Assistência Social da PMPR

Rev. Rogerio Luis Victório

Pr. Jonathan Lebedieff dos Santos

Capelania Institucional da PMPR